O Governo Federal lançou planos de descontos para os contratos de Financiamento Estudantil - FIES.
Em 2018, 2021 e 2023 foram editadas leis que regulamentam estes descontos.
Acontece que as instituições financeiras continuam cobrando valores acima do permitido.
No entanto os estudantes podem requerer judicialmente o cumprimento dos descontos legais.
Clique em PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES e saiba mais.
Entre em contato conosco pelo botão do Whatsapp abaixo, para que possamos avaliar seu caso. Atendemos em todo o Brasil!
Ao realizar o primeiro contato, nossa equipe lhe solicitará algumas informações sobre o caso. Logo após, as informações prestadas serão encaminhadas ao jurídico, para estudo de viabilidade.
Assim que concluído o cliente receberá um feedback, seja ele positivo ou negativo.
Sendo viável o caso, será apresentada ao cliente nossa proposta de trabalho para que possamos dar seguimento o mais rápido possível.
Nossos serviços contam com atendimento administrativo e jurídico humanizados e personalizados, buscando sempre a defesa dos direitos de nossos clientes.
O cliente será assistido durante todo o trâmite processual, conforme a seguir:
Produção e coleta de provas;
Organização de documentação;
Petição inicial para ajuizamento da ação;
Realização de audiências;
Apresentação de réplica;
Interposição de recursos;
Apresentação de petições e requerimentos diversos durante o processo.
A lei 14.719/2023 permite que estudantes adimplentes renegociem seus contratos do FIES, com a possibilidade de obter um desconto de 77%, ou até 99%, a depender do caso.
De acordo com a lei 13.530/2017, estudantes que pagaram juros indevidamente a partir de 2018 têm o direito de receber a devolução desses valores.
Todas as suas parcelas futuras podem ser recalculadas com juros zero.
A renegociação do FIES com benefícios de desconto e juros zero é válida para estudantes de todos os cursos, sem restrições.
Profissionais da saúde que atuaram na linha de frente da COVID-19 pelo SUS têm direito a um desconto adicional de 1% no saldo devedor do FIES para cada mês trabalhado.
Mesmo que o contrato do FIES já tenha sido quitado, ainda é possível solicitar a devolução dos juros pagos indevidamente a partir de 2018.
As chances de sucesso dependem de uma análise criteriosa do contrato e das provas apresentadas. Se o processo for bem fundamentado e instruído com provas robustas, as chances de uma decisão favorável aumentam. Além do mais, os direitos dos alunos estão previstos em lei.
Essas respostas são gerais e, dependendo das particularidades de cada contrato e do entendimento do juiz, os resultados podem variar. O acompanhamento de um advogado especializado é fundamental para maximizar as chances de sucesso e garantir que os direitos do consumidor sejam devidamente protegidos.
Entre em contato conosco pelo botão do Whatsapp abaixo, para que possamos avaliar seu caso. Atendemos em todo o Brasil!